Dragon Ball Wiki Brasil
Advertisement

Sokidan é uma técnica de esfera de energia desenvolvida por Yamcha.

Visão Geral[]

Yamcha forming Spirit Ball

Yamcha reúne a energia em sua mão para formar o Sokidan

O Sokidan é criado ao colocar sua mão com a palma para cima, e a outra mão segura o braço como suporte. O usuário então reúne a energia ao redor na palma aberta, e forma a energia em uma esfera amarelo-alaranjada. Após formar o Sokidan, o usuário pode controlar e guiá-la ao apontar seus dedos na direção desejada. Quando é guiada inicialmente, o ataque utiliza energia cinética para dar dano, atingindo o inimigo múltiplas vezes de longe. No último ataque, o Sokidan pode explodir do impacto, danificando o inimigo ainda mais.

Uso e poder[]

Yamcha desenvolveu a técnica enquanto treinava para o 23º Torneio de Artes Marciais. No jogo Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans, fica implícito que a técnica foi desenvolvida e usada pela primeira vez contra o Chefe Coelho, que tentou dominar a área próxima à casa de Yamcha durante os três anos antes do torneio.

A primeira vez que Yamcha usa o ataque é durante sua luta contra Shen (possuído por Kami-Sama) no 23º Torneio de Artes Marciais, e finalmente consegue atingi-lo ao usar a técnica. Shen fica surpreso pela técnica, e cumprimenta o seu poder, mas consegue desviar dos movimentos por pouco. Quando o Sokidan atinge o chão e desaparece, Shen pensa que foi destruído, mas para sua surpresa, Yamcha o traz para cima novamente, atingindo Shen na face.

Anos depois, o ataque é usado novamente contra os Saiyajins Ilusionários durante seu treinamento na Plataforma Celeste.

Em Dragon Ball Z: A Árvore do Poder, Yamcha o utiliza contra Cacao e o acerta, mas o androide não é afetado pelo ataque.

Krillin and yamcha spirit ball

Kuririn e Yamcha utilizam a técnica

Enquanto no Outro Mundo, Kuririn e Yamcha tentam usar a técnica contra Majin Boo quando ele chega ao Planeta do Grande Kaioh, mas ele não tem efeito.

Em Dragon Ball: O Retorno de Goku e Seus Amigos, Yamcha usa o Sokidan para salvar Bulma, Pual, e Oolong de escombros que estavam caindo.

Gohan utiliza o Sokidan contra o Namekuseijin Negro na versão manga de Ultra God Mission!!!!, mas o Piccolo alternativo consegue desviar do ataque.

Variações[]

  • Super Sokidan – Uma versão maior e mais poderosa do Sokidan. Usada contra os Saiyajins ilusórios na Sala Pêndulo.
Rouga Fuu Fuu Toukyuu Ken

Rouga Fufu Toukyu Ken

  • Rouga Fufu Toukyu Ken (狼牙風風投球拳) – Uma técnica de lançamento de baseball e união do Rouga Fufuken com o Sokidan desenvolvido por Yamcha em Dragon Ball Super.
  • Neo Sokidan – Uma versão mais forte do Sokidan usado por Yamcha. É usado por Yamcha, Yamhan, EX Yamhan, e Yamta em Dragon Ball Fusions.
    • Ultra Sokidan - Uma versão do Sokidan que é ainda mais forte que o Neo Sokidan. Usado por Yamcha, Yamhan, EX Yamhan, e Yamta em Dragon Ball Fusions.
      • Big Bang Sokidan - Uma combinação do Big Bang Attack Divino de Vegeta e o Ultra Sokidan de Yamcha, usado por sua EX-Fusão Yamta em Dragon Ball Fusions.
  • Sokienzan (操気円斬) – Um ataque em conjunto usado por Yamcha e Kuririn em Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans. É uma combinação do Sokidan de Yamcha e o Kienzan de Kuririn.
  • Z-Assist Sokidan - Uma variação do Sokidan usado por Ace em Dragon Ball Xenoverse quando utiliza a técnica enquanto Yamcha é seu mestre. Isso faz uma projeção astral de Yamcha utilizando a técnica aparecer, aumentando o poder do ataque.
  • DUAL Sokidan - Um ataque em conjunto usado por ele e o Herói da Cidade Conton em Xenoverse 2. Foi desenvolvido por Yamcha após ele perceber que ele e o herói formavam um bom time, então utilizaram seu trabalho em equipe e atacam juntos usando o Sokidan.
  • Sokidan Mágico (魔球繰気弾) - Uma variação usada por Yamcha em sua roupa de baseball. Aparece em Dragon Ball Legends, onde é uma habilidade especial de Yamcha e pode ser aprendida por Shallot.

Referências[]

  1. Dragon Ball Z episode 278, "O ataque de Majin Boo"
  2. Dragon Ball Z: Supersonic Warriors 2, 2005
  3. Dragon Ball Z: Budokai 2
  4. Dragon Ball Xenoverse, 2015
  5. 5,0 5,1 5,2 Dragon Ball Xenoverse 2, 2016
  6. Super Dragon Ball Heroes: Ultra God Mission!!!!
  7. Dragon Ball Fusions, 2016
  8. Dragon Ball Legends, 2018
Advertisement