GohanTheZSwordNV.png

A Espada Z (ゼットソード, Zetto Sōdo) é uma lendária espada extremamente pesada que estava colocada no Planeta Sagrado de Kaiohshin.

Visão Geral

Gohan treina para usar a Espada Z

Uma vez a cada mil anos, os Kaiohshins e os Deuses da Destruição fazem uma reunião. Durante uma dessas reunião, aproximadamente 75 Milhões de Anos Antes, eles entraram numa discussão sobre algo completamente trivial, e o Deus da Destruição Beerus selou o Velho Kaiohshin dentro da Espada Z, já que ele não poderia destruir a ele ou ao Planeta Sagrado.

Não importa quem tentasse, nenhum dos outros Kaiohshins que tentaram puderam liberar a Espada Z. Com o passar do tempo, a habilidade do Velho Kaiohshin de liberar o potencial escondido de outras pessoas foi esquecido, e era apenas dito que ao removerem a Espada Z, o usuário ganharia acesso a um incrível poder.

No Ano 774, com Gohan ferido, Shin o traz ao Planeta Sagrado para curá-lo, e também para tentarem liberar a Espada Z para obter a sua força lendária. Apesar da grande dificuldade, com Kibito dizendo que Gohan é um simples mortal, Gohan tem sucesso em retirar a espada após se transformar em Super Saiyajin, surpreendendo Kibito. Apesar de achar difícil segurar a espada devido ao seu peso, Gohan começa a treinar com a espada.

Goku segurando a Espada Z

Depois, quando Goku visita o Planeta Sagrado após voltar ao Outro Mundo, ele testa Gohan ao jogar uma grande rocha até ele, a qual a Espada Z corta facilmente. Para testar os limites da espada, Shin materializa um grande cubo de Katchin, o material mais denso do universo, para que Goku jogue em Gohan. Infelizmente, a Espada Z quebra quando tenta cortar o cubo. Apesar do choque e desapontamento de Shin e Kibito, nem tudo foi perdido, pois com a espada quebrada, o Velho Kaiohshin finalmente foi libertado, permitindo que ele libere o potencial escondido de Gohan.

Trunks treinando com a Espada Z

Na linha do tempo de Trunks, ele treinou com Shin e Kibito em preparação à chegada de Babidi. Trunks treinou com a Espada Z e seu poder aumentou grandemente. Antes que Shin pudesse jogar um bloco de Katchin para Trunks, Babidi e Dabura atacam a Terra, e Trunks então a utiliza na luta contra Dabura, que cospe na espada, transformando-a em pedra e logo quebrando, deixando o poder do Velho Kaiohshin do futuro perdido para sempre.