Dragon Ball Wiki Brasil
Advertisement

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3, publicado originalmente no Japão como Dragon Ball Z: Sparking! METEOR (ドラゴンボールZ Sparking!METEOR Doragon Bōru Zetto Supākingu! Meteo), é o terceiro jogo da série Budokai Tenkaichi. Tal como o seu antecessor, apesar de ter sido lançado sob o título Dragon Ball Z, Budokai Tenkaichi 3 aborda todas as fases da franquia Dragon Ball lançadas até então, apresentando numerosos personagens e fases ambientadas em Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e inúmeras adaptações cinematográficas do Z. O jogo também apresenta um dos personagens originais de Akira Toriyama, relacionado a Dragon Ball através de crossovers, a Arale Norimaki de Dr. Slump.

Jogabilidade[]

Budokai Tenkaichi 3 apresenta 161 personagens, quase o maior em qualquer jogo de luta, sendo superado por Fire Pro Wrestling Returns e Tobal 2, do qual Akira Toriyama foi designer. Ryo Mito afirmou que o jogo apresentaria personagens nunca antes vistos feitos exclusivamente para o jogo, referindo-se às formas de Oozaru dos Saiyajins. A Gamestop ofereceu uma versão exclusiva com um DVD bônus contendo as 10 melhores batalhas do anime votadas pelos fãs na data de lançamento.

Bt 3 51

Gohan (Futuro) vs Androide 17

Vários novos recursos notáveis ​​​​incluem Battle Replay, fases noturnas e diurnas, capacidade online do Wii e Disc Fusion. O "Battle Replay" permite aos jogadores capturar suas lutas favoritas e salvá-las em um cartão SD para ver mais tarde. Os estágios noturno e diurno permitem batalhas mais precisas no Modo História, bem como a capacidade de se transformar em um Oozaru usando a lua. Existem também diversas outras diferenças de horário, como amanhecer e tarde. Nem todas as fases oferecem tempos diferentes do dia. Você também pode alterar a aura do seu personagem. A versão de Wii apresenta capacidade de multiplayer online, o primeiro jogo da série a ter tal recurso. Os jogadores podem lutar contra qualquer pessoa de todo o mundo com um sistema de classificação que mostra a posição atual do jogador em comparação com qualquer outra pessoa que já jogou online. Como compensação pela falta do modo online, Spike adicionou o novo sistema "Disc Fusion" à versão de PlayStation 2. Inserir um disco do Budokai Tenkaichi 1 ou 2 durante o jogo desbloqueia o modo "Ultimate Battle" ou "Ultimate Battle Z", modos apresentados nos respectivos jogos dos discos. O jogo suporta a resolução 480p apenas para a versão de Wii.

Outros recursos do jogo incluem mais ataques de combo ou combos específicos de personagens, os Blast Combos e o Z Burst Dash. Os ataques de combo adicionais serão capazes de ajudar a encadear mais ataques para causar mais danos e combos mais longos. Os "Blast Combos" são combos normais usados ​​no jogo, porém inserir outro botão no ataque permitirá que você use um ataque de explosão para causar dano extra. Dependendo do moveset do personagem você pode não conseguir usar esse recurso como Videl ou Mr. Satan. O "Z Burst Dash" é uma versão muito mais rápida e evasiva do Dragon Dash. Ele permite ao usuário ficar atrás do oponente em alta velocidade para um ataque ou para evitar um ataque de Blast 2. A desvantagem desta técnica é que ela drenará rapidamente a energia do usuário, a menos que esteja equipado com certos itens Z. Ao contrário dos jogos anteriores, a quebra de armadura (e por extensão, o aviso para se levantar após um intervalo) só se aplica ao ser atingido por certas Ultimate Blasts (ou ao usar um movimento de autodestruição). Além disso, muitos modelos danificados são muito mais exclusivos e fiéis ao mangá e anime.

Novas mecânicas[]

Vários novos recursos foram adicionados ao Budokai Tenkaichi 3. Estes incluem:

  • Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 -PS2Screenshots17064Sonic Sway 07

    Goku (Fim) Super Saiyajin 2 usa Sonic Sway em Vegeta (Fim) Majin

    Sonic Sway – Esta técnica permite ao jogador desviar dos ataques do oponente. Como leva mais tempo para o jogador atacando voltar à posição de combate do que para o outro jogador se esquivar dos ataques, o jogador atacando fica com uma defesa aberta. Aquele que está desviando pode então contra-atacar rapidamente seu oponente. No entanto, este recurso se aplica apenas aos ataques corpo a corpo básicos fracos, o usuário ainda será atingido se tentar usar Sonic Sway em um ataque de dash ou esmagador.
  • Rush Ki Wave – Um novo combo finalizador exclusivo para alguns personagens que lhes permite mandar seu oponente para longe com um raio carregado de uma mão.
  • Z-Counter – A habilidade de bloquear e contra-atacar enquanto se move rapidamente atrás do inimigo. Esta é uma técnica vista muitas vezes no anime.
  • Z Burst Dash – Uma versão aprimorada do ataque de colisão dos jogos anteriores, esta técnica permite aos jogadores ziguezaguear atrás do oponente enquanto ele se move em alta velocidade.
  • DBZBT3 2

    O novo sistema noturno faz com que Bardock se transforme em um Oozaru

    A adição de um novo sistema com fases de dia e noite permite que certos personagens aproveitem o poder da lua para se transformarem em um Oozaru.
  • Com a adição do modo Battle Replay, os jogadores agora podem gravar até sete de suas lutas favoritas e assisti-las novamente mais tarde. Existem também vários ângulos de câmera que podem ser usados ​​para trocar visões da batalha: atrás das costas do jogador ou atrás das costas do oponente. As barras no HUD na parte superior da tela também podem ser removidas para melhor visualização.
  • A adição da desintegração do personagem por certos Ultimate Blasts, como Dirty Fireworks ou Shining Sword Attack, dependendo de quanta saúde o oponente tem.
  • A versão de Wii não faz uso da barra de sensores do Wii. Em vez disso, o jogo usa o acelerômetro do Wii Remote, que fornece animações que demonstram como executar técnicas (assim como os jogos anteriores fornecem as combinações de botões necessárias para executar uma técnica).
  • BT3 Ultimate Battle Replay

    Modo "Battle Replay" com o HUD aparecendo

    O modo de história do jogo, chamado Dragon History, foi completamente alterado em relação aos jogos anteriores. Algumas cutscenes acontecem no meio de uma batalha, interrompendo a luta por um breve período enquanto os dois personagens conversam, enquanto outras acontecem durante a própria batalha. Durante as cenas do jogo, o diálogo aparece na parte inferior da tela enquanto o jogador luta, e o que cada personagem diz depende de como a partida está indo. O jogador também pode vencer ao usar um golpe específico após uma cutscene no modo história, sendo o golpe usado para matar seu oponente no material original. O modo história também é significativamente mais curto do que a dos jogos anteriores (faltando batalhas como Piccolo vs. Cell e Gohan vs. Super Buu).
  • Um novo sistema de Pontos-Z substitui o sistema de nivelamento do Budokai Tenkaichi 2. Quanto mais Pontos-Z um personagem tiver, mais Itens-Z podem ser equipados.
  • A versão de Wii do Budokai Tenkaichi 3 pode ser jogada usando várias configurações de controle diferentes e não está restrita apenas ao Wii Remote e Nunchuk do console. Em vez disso, o jogador também pode optar por usar o Classic Controller ou o controle de GameCube. A configuração do Classic Controller foi melhor recebida pelos críticos, que citam o Wii Remote como um método divertido de jogo para jogadores casuais, mas que nem sempre mantém a capacidade de resposta para uma jogabilidade mais "hardcore".

Modos de jogo[]

Dragon History[]

O modo história do jogo, em que o jogador segue uma carreira de lutas de Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball, incluindo também as lutas que ocorreram nos filmes. Neste modo é possível liberar vários dos personagens, obter as Esferas do Dragão, e dinheiro em Zenis.

Ultimate Battle[]

Aqui possui 4 modos de jogo:

Mission 100[]

Neste modo o jogador tem que realizar 30 missões para liberar o modo survive. É onde o jogador deve desde lutar contra os guerreiros-Z até enfrentar vilões.

Sim Dragon[]

Neste modo o jogador pode escolher seu personagem, e criar uma carreira com ele, treinando, dormindo, explorando, comendo as sementes dos deuses, e lutando. Ao total dão 7 batalhas, no qual se encontrar a Bulma, desbloqueia as ultimas 5 batalhas do Mission 100.

Survival Mode[]

Em breve!

Disc Fusion[]

Se o jogador possuir o jogo Budokai Tenkaichi ou Budokai Tenkaichi 2, pode fazer uma fusão de discos e liberar novos modos de jogo. Para fazer o Disc Fusion, é preciso ter uma cópia do Budokai Tenkaichi ou Budokai Tenkaichi 2. Assim que o jogador abrir o Disc Fusion, selecione a opção "Sim" e abra o leitor de discos do PlayStation 2, depois insira o disco do Budokai Tenkaichi ou Budokai Tenkaichi 2 no leitor e feche-o. Se der certo, coloque o disco de Budokai Tenkaichi 3 de volta no leitor e veja o modo que foi destravado.

Shenlong[]

Quando se junta as 7 Esferas do Dragão essa opção é liberada. O jogador pode pedir um desejo à Shenlong, Porunga, ou Shenlong Vermelho, aqui você pode pedir para desbloquear certos personagens ou fases, ganhar mais dinheiro ou desbloquear Itens-Z.

Dragon World Tour[]

Este modo possuí cinco tipos de torneio:

Torneio de Artes Marciais[]

Este torneio é o mais fácil de todos, o finalista é sempre Mestre Kame, Videl ou Mr Satan. (Mas se o jogador sair da parte verde do cenário, será eliminado).

Grande Torneio de Artes Marciais[]

Também possuí uma dificuldade baixa, o finalista é sempre Mr Satan.

Jogos de Cell[]

O mais difícil, é raro de participar desse torneio, e a cada luta, você vai para a próxima, com apenas uma parte de sua vida restaurada da última luta. Além disso, apenas participam os guerreiros mais fortes, e o finalista é Cell Forma Perfeita ou o Cell Perfeito (depende da dificuldade ou do personagem que o jogador selecionou).

Torneio do Outro Mundo[]

Dificuldade mediana, só participam deste torneio os guerreiros que já tiveram ao menos uma morte no anime, o finalista é sempre Paikuhan ou Goku (Fim) Super Saiyajin 3.

Jogos de Yamcha[]

Neste torneio, apenas participam os guerreiros que tenham ao menos 7 de pontos de distribuição, sendo que o personagem jogável é escolhido pelo Yamcha, e o finalista é o Yamcha também.

Duelo[]

Duelo é o modo livre de batalha. É possível lutar 1 contra 1, ou batalhas em equipe (no máximo 5 em cada equipe). É possível lutar contra a CPU ou contra um segundo jogador.

Evolution Z[]

Neste modo, o jogador pode melhorar seu personagem, aumentando sua força, poder e ki, com os pontos obtidos nas lutas.

Opções[]

Aqui é possível mudar algumas configurações do jogo, como escolher entre as dublagens Inglesa e Japonesa.

Personagens jogáveis[]

Personagens retornando[]

Nome Transformações Retornando Novas Transformações Disponível no Início
Androide 13
  • Normal
  • Fusão
Sim
Androide 16 Sim
Androide 17 Sim
Androide 18 Sim
Androide 19 Sim
Apur Sim
Baby Vegeta Sim
Bardock Sim
Bojack Sim
Boter Sim
Broly Sim
Cell
  • 1ª Forma
  • 2ª Forma
  • Forma Perfeita
  • Perfeito
Sim
Cell Junior Sim
Chaos Sim
Coola Sim
Cyborg Tao Pai Pai Não
Dodoria Sim
Dr. Gero Sim
Dragão de Uma Estrela Sim
Freeza Sim
Garlic Jr. Sim
Ginyu Sim
Gogeta Não
Gohan (Criança) Sim
Gohan (Jovem) Sim
Gohan (Adulto) Sim
Goku (Fim) Sim
Goku (GT) Não
Goku (Criança) Sim
Goten Sim
Gotenks Não
Guldo Sim
Hirudegarn Sim
Janemba
  • Normal
  • Super Janemba
Sim
Jeice Sim
Kaioshin Sim
Kiwi Sim
Kuririn Sim
Majin Boo (Bom) Sim
Majin Boo (Puro Mal) Sim
Majin Boo (Mal)
  • Normal
  • Gotenks Absorvido
  • Gohan Absorvido
Sim
Majin Boo (Puro) Sim
Máquina Pilaf
  • Normal
  • Fusão
Não
Mecha Freeza Sim
Mestre Kame Sim
Metal Coola Sim
Mr. Satan Sim
Nappa Sim
Oob
  • Normal
  • Super Oob
Sim
Paikuhan Sim
Pan Sim
Piccolo (Fim) Sim
Piccolo Daimaoh Não
Raditz Sim
Rei Demônio Dabura Sim
Rikum Sim
Saibaiman Sim
Sauza Sim
Slug Sim
Soldado do Freeza Sim
Super 17 Sim
Super Gogeta Não
Tao Pai Pai Sim
Tapion Sim
Tenshinhan Sim
Trunks (Espada) Sim
Trunks (Combate) Sim
Trunks (Criança) Sim
Turles Sim
Ultimate Gohan Sim
Vegeta (Medidor) Sim
Vegeta (Início) Sim
Vegeta (Fim) Sim
Vegeta (Fim) Sim
Vegeta (Fim) Não
Vegetto Não
Videl
  • Normal
  • Grande Saiyaman 2
Sim
Vovô Gohan Sim
Yajirobe Sim
Yamcha Sim
Zangya Sim
Zarbon Sim

Novos personagens[]

Nome Transformações Disponível no Início
Akkuman Não
Arale Não
Chichi (Criança) Não
Dr. Wheelo Não
Dragão de Quatro Estrelas Não
General Blue Não
Gohan (Futuro) Não
Goku (Início) Sim
Goku (Meio) Sim
Mago Babidi Não
Neil Não
Nam Não
Oitavo Não
Piccolo (Início) Sim
Rei Cold Não
Rei Vegeta Não
Seripa Não
Spopovich Não
Tamborim Não