FANDOM

Dragon Ball Z: Battle of Z (ドラゴンボールZ バトルのZ, Doragon Bōru Zetto Batoru no Zetto) é um jogo de luta 3D baseado em Dragon Ball Z, lançado pela Bandai Namco Games para Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation Vita (em formato digital fora do Japão e Austrália).

Visão Geral

Desenvolvimento

BoZSpecialVJumpPoster

Poster da V-Jump de Battle of Z

Battle of Z é um jogo de ação de combate de equipe que permite até oito jogadores batalharem uns contra os outros em uma jogabilidade e estilo gráfico semelhante ao de Dragon Ball: Zenkai Battle Royale. O jogo pode ter até quatro jogadores no time cooperativo, e permite aos jogadores realizarem ataques juntos e curar uns aos outros. Ele também suporta batalhas multijogador online, e conexão PS Vita ad-hoc.[1] Uma restrição multijogador neste jogo é que dois jogadores não podem jogar no mesmo console; os desenvolvedores afirmam que isso é devido a querer que um jogador tenha os melhores gráficos possíveis em tela cheia. Battle of Z possui mais de 70 personagens, bem como batalhas de equipe contra personagens gigantes, como Oozaru Vegeta, Meta-Coola Original e Hildegarn. Ao invés das transformações serem agrupadas em um único personagens, elas são separadas no menu, ou seja, cada transformação é um personagem diferente a ser escolhido. A edição do dia 1 inclui um código para o personagem bônus: Goku no traje Naruto Modo Sábio. A oferta de pré-ordem da Europa vem com outros dois personagens exclusivos no DLC do jogo: Super Vegetto e Bardock Super Saiyajin. Na América, os personagens de DLC dependem de qual loja o jogo é pré-encomendado: Bardock Super Saiyajin, se for pré-encomendado no Gamestop e Super Vegetto, se solicitado na Bestbuy.

Para celebrar ainda mais o lançamento do jogo, a NAMCO BANDAI Games Europe oferece aos fãs algumas ofertas únicas de pré-ordem de dia 1, agora incluindo a edição GOKU: uma edição de colecionador para PlayStation 3 e Xbox 360, que apresenta o jogo completo com o exclusivo "GOKU (Naruto Uzumaki Sage Mode) Costume DLC", a DLC de Goku com roupa de Naruto Modo Sábio, um livro de arte com conteúdo privilegiado da equipe de desenvolvedores e uma action-figure "SUPER SAIYAN GOKU" exclusiva de 25 cm de altura.

Jogabilidade

Tien&GohanVsPiccolo(BoZ)

Gohan e Tenshinhan fazendo um Ataque Sincronizado

Os jogadores podem ser vitoriosos em batalhas de alta velocidade no chão e no ar. A característica principal do jogo é a ação de batalha da equipe de quatro versus quatro.[2] Os companheiros de equipe compartilham um medidor de energia especial chamado "Barra de ENERGIA". Este medidor aumenta ao atacar oponentes e, quando preenchido, permite ao personagem realizar um Ataque Especial.[3] Qualquer um dos companheiros de equipe pode decidir dar ou usar energia do medidor para realizar um ataque. Os personagens jogáveis ​​podem se unir para executar técnicas como Ataque Sincronizado, Corrente Meteórica e Reviver Aliado. A Corrente Meteórica envolve parceiros juntando-se para iniciar o ataque após o ataque, seguindo os ataques uns dos outros e marcando o tempo para que o oponente não tenha tempo para contrariar.[2] Usar a Corrente Meteórica é uma maneira eficaz de obter energia para a Barra de ENERGIA.[3] Ataque Sincronizado é quando você e algum (um ou os três da sua equipe) atacam o adversário ao mesmo tempo, resultando em sucessos simultâneos. Tanto a Corrente Meteórica, quanto o Ataque Sincronizado, podem ser feitos com dois ou os quatro membros da equipe, quanto mais fizerem, mais a Barra de ENERGIA encherá. Reviver Aliado é uma ação de reviver um parceiro caído, dando-lhes energia para voltar à batalha.[2] Além disso, existe o sistema de Compartilhar Energia, os companheiros de equipe podem compartilhar ki uns com os outros.[3] Os vilões podem se unir a heróis durante uma batalha do jogo, mas eles não mostram apreciação quando recebem ki ou energia extra para curar. Por exemplo, Goku pode dar energia a Freeza se ele estiver em sua equipe, mas Freeza não gostará da ação, e nem agradecerá.

Existem quatro tipos de personagens no jogo para diversas especialidades:

Existem tipos de personagens que são dois tipos em um, tendo um ataque de um tipo, e outro ataque de outro tipo, como Gotenks Super Saiyajin (tipo apoio e interferência).

Existe um sistema que permite que os jogadores modifiquem personagens usando cartas de habilidade. Ao coletar e equipar as cartas, os personagens que podem não ser adequados para a batalha podem ser impulsionados para torná-los mais capazes, ou podem ser dotados de habilidades que tornam suas forças naturais melhores.[4]

Controles

Dragon-Ball-Z-Battle-of-Z-Controls

Controles de Battle of Z no PS3

Dragon Ball Z: Battle of Z recicle velhos movimentos, mas no geral, o jogo ganhou novos controles e jogabilidade. Os controles são, na maior parte, bem simples. Os controles de PlayStation são: Quadrado para Subir, X para Descer, O para Rajada de Ki, Triangulo para Corpo-a-Corpo, L1 para Guarda, R1 para Mira no Inimigo Ligado/Desligado, Chaves do Direcional para escolher a estratégia de equipe offline: Vá com Poder Total, Vamos Unir nossos Poderes, Deixe Comigo, ou Concentrem na Defesa. Analógico Esquerdo para Movimento, Direito para Ação da Câmera. O R3 para Ligar/Desligar Mira de Aliado. Especial A (L2) e B (R2) são ataques únicos de cada personagem (exemplo, Goku (Base) Especial A é o Kaioken e o B é Rajada de Ki). Se o L1 é apertado simultaneamente com outro botão, Triangulo por exemplo, aumenta o poder do ataque. L1+Triangle é para Impacto, L1+O é para Rajada de ki Forte, L1+Quadrado para aumentar o poder do Especial A, e L1+X para aumentar o poder do Especial B. Triangle+O é para fazer um Super Ataque (tipo o Kamehameha).

Os botões podem ser alterados em outros tipo e no console Xbox, as funções são as mesmas nos mesmo botões.

Modos de Jogo

Um Jogador

Este é o modo história do jogo. Ele é obrigatório a se fazer as quatro primeiras missões, depois, o modo Multijogador e Modo Batalha ficam disponíveis. Este modo conta a história de Dragon Ball Z em vários pontos de vistas (até com missões de Eras Extras com histórias dos filmes ou missões sem nenhum objetivo além de matar inimigos). Após completar todas a primeira Saga Saiyajin, a restrição de personagem é retirada, já que existe uma restrição onde apenas os personagens que fizeram parte da história podem ser usados. Após retirada, em qualquer missão o jogador poderá usar qualquer personagem (está restrição não existe em nenhum momento do Modo Multijogador).

Existe um sistema de customização da cor da roupa de cada personagem e melhorias por cartas, que podem ser compradas na loja. Ainda no menu do Modo Um Jogador, existe uma sessão de estatísticas onde o jogador poderá analisar sua performance geral, personagens que ele mais usa, etc. Este modo é o único que funciona sem conexão de internet ou rede online do console (PSN para o PlayStation 3, ou Xbox Live para o Xbox 360, que precisa ser paga).

Neste modo não existe multijogador offline, ele é apenas para jogar as missões de história sozinho com sua equipe controlada pelo computador. Aqui, os tipos de personagem (apoio, CaC, interferência, rajada de ki) são extremamente úteis, já que se você não tiver alguém de tipo apoio por exemplo, dificilmente o NPC de outro tipo vai lhe levantar quando cair ou compartilhar energia. O mesmo vale para outros tipos como CaC, onde se sua equipe não tiver ninguém no corpo-a-corpo, raramente alguém atacará o inimigo de perto, se for rajada de ki por exemplo, ele atacará com ki até esgotar-se. O ideal é pegar um personagem de cada tipo e sempre prestar atenção nas "Novas Tentativas"; cada personagem dá um certo número de Novas Tentativas (caso você caia e ninguém te levantar no tempo, por exemplo, você não morrerá direto se tiver Novas Tentativas, já que ela lhe dará uma nova chance), se você tiver uma equipe sem esses pontos, quando cair e ninguém te levantar, a Missão Falhará e terá de recomeçá-la. Geralmente, tipo apoio não dá Novas Tentativas por já fazerem seu papel de reviver aliados e dar-lhe Pontos de Vida. Personagens fortes também não costumam dar Pontos de Vida (Goku Super Saiyajin 3, Gohan Místico, Beerus, Broly Lendário Super Saiyajin, etc).

Multijogador

O Modo Multijogador é o mesmo do modo Um Jogador, porém aqui, ao invés de se jogar sozinho com NPCs controlados pelo computador, o jogador poderá jogar com outra pessoa online. A equipe é de quatro integrantes, mas caso dois jogadores queiram jogar sozinhos, por exemplo, eles poderão escolher o resto de NPCs.

A cada missão finalizada, o dono da sala muda, para que ele possa escolher a missão, o número de jogadores reais que o acompanhará, e caso queria menos de quatro, ele escolherá quem será os outros personagens.

Modo Batalha

O Modo Batalha é o modo de luta onde uma equipe de quatro jogadores (opcional) enfrenta outros quatro. Os mapas que liberamos no Modo Um Jogador e Multijogador podem ser usados aqui (o dono da sala escolhe o mapa, modo e regras) e assim como o Modo Multijogador, o Dono da Sala é passado de um até o outro, cada hora é um o dono. Existem várias regras e modos diferentes, sendo eles:

  • Batalha Normal: Uma luta de 4x4 onde a equipe que ficar sem Novas Tentativas perde.
  • Batalha de Pontuação: Batalha de 4x4 onde a equipe que pontuar mais, ganha. Existe tempo aqui e a batalha acaba quando o tempo acabar, ou quando uma equipe ficar sem Novas Tentativas, assim, quem tiver feito mais pontos vence.
  • Batalha por Esfera: Batalha de 4x4 onde o objeto é juntar as 7 esferas espalhadas pelo mapa, a equipe que juntar todas ou que juntar mais esferas até o tempo acabar vence.
  • Batalha Livre: Uma espécie de "cada um por si", 8 jogadores (opcional) estão livre no mapa para derrotar outros. Não existe Novas Tentativas e o jogador que derrotar mais jogadores (ou NPCs se não completar 8 jogadores) e fizer a maior pontuação vence.

Customização

Existe duas maneiras de se customizar o personagem, com cartas e a cor da sua roupa. Com as cartas, melhoramos os atributos; elas são divididas em níveis (energia, rajada de ki, velocidade, saúde, corpo-a-corpo, especial, duas cartas de melhoria extra, um objeto), alguns personagens tem mais capacidade de cartas (o máximo é cinco e o mínimo é uma), por exemplo, o Super Trunks tem um corpo-a-corpo naturalmente alto, e quatro espaços para colocar cartas de corpo-a-corpo para aperfeiçoá-lo, mas ele tem baixa velocidade natural, e apenas dois espaços para melhorá-la. As próprias cartas também são divididas em níveis, +10, +15, +20, +25, +30, +50 e +100; aumentando em níveis assim os atributos do personagem que a utiliza.

Personagens

BoZSelectScreen75

Todos os personagens do jogo, por DLC e Chefes Gigantes (não jogáveis)

Estágios

BoZDemoTitleScreen

Tela da Demo

Battle of Z contém diversos cenários com variações de tempo. Eles são adquiridos com as missões do jogo e usados apenas no Modo Batalha por escolha do Host.

Recepção

Publicado Pontuação
IGN 6.6 de 10
Gamerevolution 7.0 de 10
GameSpot 4.0 de 10
Compilações de análises
Game Rankings 53.8% (baseado em 21 análises)
Metacritic 54% (baseado em 32 análises)

A famosa revista japonesa Famitsu deu 32/40 a todas as versões do jogo, com os quatro analisadores dando o jogo 8/10. A PSU deu 8/10, criticando a falta de modos de co-op offline e modos offline. A IGN obteve uma pontuação total de 6.6/10, criticando o combate limitado e as equipes não marcadas no Modo Batalha, ao mesmo tempo em que elogia o visual e o modo Co-op. A pontuação média no GameSpot é atualmente 7,9/10. O jogo vendeu 620,000 cópias em todo o mundo.[5]

Referências